Aço: é possível reciclar?

O Grupo Jefer entende que o desenvolvimento sustentável é aquele que supre as necessidades do mundo cotidiano sem afetá-lo, prezando pela manutenção e garantia de recursos para as próximas gerações.

Hoje em dia, uma das principais preocupações relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade é em como dar o melhor destino aos produtos que usamos no dia a dia após o término de sua vida útil. Por exemplo, você já se perguntou em qual o destino correto dos eletrônicos, como celulares, eletrodomésticos ou pilhas e baterias? Pois é, cada um tem o seu local de descarte específico. Entretanto, as informações precisam ser compartilhadas e de fácil acesso, para que elas atinjam um número maior de pessoas informadas.

No caso dos produtos em aço, é a mesma coisa.

O aço é um material 100% reciclável e pode ser reciclado muitas vezes, mantendo sempre a qualidade nos produtos. Dessa maneira, o aço que está no fogão ou geladeira velha pode compor partes de um carro ou objetos diversos.

Já deu para perceber que sim, é possível reciclar o material e que esta atitude contribui para um mundo mais sustentável. A seguir, vamos entender qual é o caminho do material até a hora de sua reciclagem, além dos benefícios deste processo.

Caminho do aço até a reciclagem

O caminho do aço até a reciclagem inicia na fabricação do produto, a partir do material bruto.

Em seguida, o consumidor adquire o produto de seu interesse – pode ser um carro, geladeira ou panela, por exemplo, e o utiliza até o final da vida útil.

Neste momento, é feito o descarte correto e coleta da sucata de aço para que seja feita a separação manual ou eletromagnética e, posteriormente, o processo de limpeza e preparação da sucata. Lembrando que a sucata deve ser especializada neste tipo de processo.

Na sequência, a partir da venda do material separado, ele é transportado da sucata para as indústrias siderúrgicas e nisso acontece a reciclagem do material.

Quando ele chega nas usinas, a sucata é submetida a temperaturas elevadas dentro dos fornos até que se atinja o ponto de fusão, chegando ao estado líquido.

Neste estado, o aço pode ser moldado em diversos formatos, dando origem aos mais variados produtos para serem comercializados.

Os benefícios da reciclagem do aço

O processo de reciclagem envolve geração de empregos e a garantia de renda para as pessoas envolvidas, bem como reduz o consumo de recursos naturais não renováveis, como a água, por exemplo. Quando o aço é reciclado, todos ganham. Tanto o meio ambiente quanto a sociedade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.