Estruturas metálicas atraem raios?

Os raios estão entre os fenômenos mais potentes da natureza, capazes de liberar cargas de energia muito altas em questão de segundos. Para que um raio possa ocorrer é preciso que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre as nuvens e o solo. Quando este fator ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

Uma dúvida comum que muitas pessoas têm é se as estruturas metálicas provocam a atração de raios. Não é raro ouvirmos que tais estruturas têm mais chance de atrair descargas elétricas. No entanto, não é bem assim que acontece na prática. فريق باريس سان جيرمان

De modo geral, as probabilidades de queda de raios são maiores em construções mais altas, independente do material que foi utilizado em sua construção. Portanto, uma estrutura de madeira, por exemplo, que tenha a mesma altura de estruturas de qualquer outro material possuem a mesma chance de receber descargas elétricas.

As estruturas metálicas podem ser mais seguras?

Quando nos referimos à atração de raios, o mais importante é a altura da construção e não o seu material, mas no quesito de proteção, as estruturas metálicas levam vantagens sobre as demais. Isso acontece quando essa descarga elétrica se choca com algum ponto na superfície.

Quando a descarga elétrica se choca com qualquer material, seja o solo, uma árvore ou uma construção, parte da energia se converte em calor enquanto outro percentual é conduzido ao solo até que a corrente elétrica se dissipe.

Alguns materiais são melhores condutores de energia do que outros. Entre eles, está o metal. Durante uma tempestade, um galpão construído em aço e com telhas metálicas, por exemplo, pode ser considerado mais seguro do que uma construção de alvenaria ou madeira. A dissipação de energia é maior, o que reduz o impacto em termos de calor.

Importância do para-raios

O para-raios é constituído por uma haste metálica conectada à terra através de cabos especiais. O intuito desta instalação é de proteger a estrutura contra as altas descargas de energia que ocorrem durante a queda dos raios. سيرخيو أغويرو بنجامين أغويرو

A recomendação é que o para-raios, em uma construção, seja colocado no ponto mais alto. Vale lembrar que eles não são um elemento que atrai raios, afinal, eles são imprevisíveis e podem cair em qualquer lugar, mas a tendência é que eles sigam uma trajetória em busca do ponto mais alto da região em que caem. طاولات العاب

Em síntese, os para-raios servem como alternativa de caminho para as descargas elétricas.

Para mais curiosidades, siga acompanhando o nosso blog!

Aqui no blog da Jefer você acompanha semanalmente curiosidades, tendências e novidades sobre o aço e sua indústria.

Para falar com nossa equipe, clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.