Formado por uma liga metálica, o aço é um dos materiais mais usados na indústria siderúrgica, na mecânica e na construção civil.
Ele se torna popular pelo seu baixo custo de produção e da disponibilidade de matérias-primas comparado aos outros materiais.
Veja a seguir mais informações sobre o aço e suas funções.
Produção do Aço
No processo produtivo do aço, as usinas que trabalham nessa produção são classificadas de duas formas: usinas integradas e usinas semi- integradas.
Usinas integradas:
Acompanha a produção de aço dividida em três etapas: redução, refino e laminação.
Usinas semi- integradas:
Essa é dividida em duas etapas, (refino e laminação).
Elas pertencem a ferro gusa, ferro esponja ou sucata metálica adquiridas de terceiros para transformá-los em aço e sua posterior laminação.
Sua fabricação é dividida em quatro etapas:
- Preparação da carga
- Redução
- Refino
- Laminação
Suas principais características
O aço é um material de grande resistência e durabilidade por causa dos elementos que fazem parte da sua composição, entre eles, o carbono.
Dependendo da temperatura em que é exposto, o aço tem a capacidade de ser moldado, assim contribuindo para a produção de várias peças, pode também se dilatar ou voltar ao tamanho original.
Com alta resistência à corrosão, o aço inoxidável é usado em panelas e outros utensílios do cotidiano.
O aço também tem a capacidade de conduzir energia elétrica graças a sua condutividade térmica.
O aço e suas aplicações
As vantagens do aço incluem a capacidade de resistência à tração, precisão construtiva, garantia de qualidade, flexibilidade, racionalização de materiais e mão-de-obra.
Suas aplicações importantes também são:
- Utilidade no cotidiano- aplicados em diversos materiais do nosso dia a dia, o ferro e o aço são aplicados em: mesas, portões, grades, rodas de automóveis, pontes, pregos, parafusos, ferramentas, panelas, caldeiras e muito mais.
- Embalagens- A maioria dos consumidores não imaginam, mas o aço é aplicado para embalagens mais resistentes e capazes de conservar alimentos ou outros tipos de substâncias como, tintas e produtos químicos.
- Transporte– Ele é utilizado na fabricação de carros, ônibus, caminhões, trens, carrocerias, bicicletas e navios.
- Setor Elétrico- O aço contribui muito para o setor elétrico brasileiro e para o acesso da população à energia. Ele é muito utilizado em hidrelétricas, termelétricas e nucleares, torres de transmissão, transformadores, cabos elétricos, plataformas, tubulações, equipamentos de prospecção e extração de petróleo.
Gostou do conteúdo?
Há mais de 22 anos o Grupo Jefer faz parte de um dos maiores pólos de industrialização, comercialização e distribuição de produtos em aço por todo o Brasil.
Entre em contato conosco e faça um orçamento!