O Aço e suas Aplicações

Formado por uma liga metálica, o aço é um dos materiais mais usados na indústria siderúrgica, na mecânica e na construção civil.

 

Ele se torna popular pelo seu baixo custo de produção e da disponibilidade de matérias-primas comparado aos outros materiais.

 

Veja a seguir mais informações sobre o aço e suas funções.

 

Produção do Aço

No processo produtivo do aço, as usinas que trabalham nessa produção são classificadas de duas formas: usinas integradas e usinas semi- integradas.

Usinas integradas: 

 

Acompanha a produção de aço dividida em três etapas: redução, refino e laminação.

 

Usinas semi- integradas: 

 

Essa é dividida em duas etapas, (refino e laminação). 

 

Elas pertencem a ferro gusa, ferro esponja ou sucata metálica adquiridas de terceiros para transformá-los em aço e sua posterior laminação. 

 

Sua fabricação é dividida em quatro etapas:

 

  1. Preparação da carga
  2. Redução
  3. Refino
  4. Laminação

 

Suas principais características

 

O aço é um material de grande resistência e durabilidade por causa dos elementos que fazem parte da sua composição, entre eles, o carbono.

 

Dependendo da temperatura em que é exposto, o aço tem a capacidade de ser moldado, assim contribuindo para a produção de várias peças, pode também se dilatar ou voltar ao tamanho original. 

 

Com alta resistência à corrosão, o aço inoxidável é usado em panelas e outros utensílios do cotidiano. 

 

O aço também tem a capacidade de conduzir energia elétrica graças a sua condutividade térmica. 

 

O aço e suas aplicações

 

As vantagens do aço incluem a capacidade de resistência à tração, precisão construtiva, garantia de qualidade, flexibilidade, racionalização de materiais e mão-de-obra.

 

Suas aplicações importantes também são:

 

  • Utilidade no cotidiano- aplicados em diversos materiais do nosso dia a dia, o ferro e o aço são aplicados em: mesas, portões, grades, rodas de automóveis, pontes, pregos, parafusos, ferramentas, panelas, caldeiras e muito mais.
  • Embalagens- A maioria dos consumidores não imaginam, mas o aço é aplicado para embalagens mais resistentes e capazes de conservar alimentos ou outros tipos de substâncias como, tintas e produtos químicos.  
  • Transporte– Ele é utilizado na fabricação de carros, ônibus, caminhões, trens, carrocerias, bicicletas e navios.
  • Setor Elétrico- O aço contribui muito para o setor elétrico brasileiro e para o acesso da população à energia. Ele é muito utilizado em hidrelétricas, termelétricas e nucleares, torres de transmissão, transformadores, cabos elétricos, plataformas, tubulações, equipamentos de prospecção e extração de petróleo.

 

Gostou do conteúdo?  

 

Há mais de 22 anos o Grupo Jefer faz parte de um dos maiores pólos de industrialização, comercialização e distribuição de produtos em aço por todo o Brasil.

 

Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.