O que é e o que faz uma siderúrgica?

Há mais de 22 anos no mercado, o Grupo Jefer é uma siderúrgica referência em todo Brasil. Com inovações tecnológicas, produtos de qualidade e utilizando conceitos sustentáveis em toda a linha produtiva, a empresa industrializa, comercializa e distribui ligas metálicas de aço para grandes setores dos mercados internos e externos.

Você já imaginou sua vida sem carro, ônibus, geladeira ou elevador? Nós sabemos como é difícil passar alguns dias sem estes meios de transporte e demais equipamentos. Por esse motivo, todas as ligas metálicas são essenciais no nosso dia e possuem ampla utilização. Devemos muito ao aço e à siderúrgica – indústria que produz esse material.

Quando nos referimos às indústrias siderúrgicas, muitas pessoas ainda se confundem quando comparadas às metalúrgicas. Dessa forma, nós preparamos este artigo para explorar o conceito de siderurgia e te mostrar as principais funções que esta área realiza na produção de aço.

 

A diferença entre siderurgia e metalúrgica

A siderurgia é considerada o principal segmento da metalúrgica. De acordo com informações do portal Exame, somente em 2016, o Brasil foi o 9º maior produtor mundial de aço no mundo, segundo o Ranking da Associação Mundial do Aço, ficando atrás da China, Japão, Estados Unidos, índia, Rússia, Coreia do Sul, Alemanha e Ucrânia, respectivamente.

O ramo da metalúrgica é caracterizado pelo conjunto de técnicas que foram desenvolvidas no decorrer dos anos para que os metais fossem extraídos e manipulados, com o intuito de gerar ligas metálicas. Na siderúrgica, ela é responsável por apenas um segmento dentro da metalúrgica, que é a fabricação e o tratamento de aço.

 

A produção de aço na siderurgia

Forte resistência a altas temperaturas, longa durabilidade e baixo custo de manutenção são as principais propriedades do aço.

Vale lembrar que a matéria-prima do aço é o ferro, que é encontrado em forma de minério. Portanto, a siderúrgica atua transformando este minério de ferro em aço.

As indústrias siderúrgicas podem ser classificadas em dois tipos de acordo com sua estrutura de produção: as usinas integradas e as semi-integradas. Nas usinas integradas, as atividades de transformação do minério de ferro e de produção do aço são realizadas na mesma unidade industrial.

A produção em usinas integradas é composta de três etapas: a redução (produção de ferro); o refino (produção e resfriamento do aço); e a laminação (conformação mecânica dos produtos siderúrgicos destinados à comercialização).

As usinas semi-integradas não incorporam a etapa de redução e são alimentadas principalmente com sucata ferrosa, mas também com ferro-gusa.

Conheça as três fases de produção das usinas integradas:

  1. Redução

Nesta etapa, o carvão mineral é usado em forma de coque, onde adiciona-se cal com o intuito de captar as impurezas do minério e a formação de escória – que neste momento é rejeito. No entanto, é utilizado em indústrias de cimento.

O minério de ferro é utilizado em forma de sínter ou pelota e então são submetidos ao forno de tratamento térmico para conferir ligação metalúrgica entre as partículas.

Após este processo, elementos como o oxigênio, se desprendem das moléculas de minério fundindo-se ao carbono e formando o ferro gusa (liga de ferro e carbono).

  1. Refino

Na siderurgia integrada, as atividades de refino são, classicamente, todas as operações após o vazamento do gusa do alto-forno, até o início da solidificação do aço.

O carbono e as impurezas que restam no gusa são removidos, e o uso de equipamentos como forno e convertedor são indispensáveis.

  1. Laminação

Na etapa final, os materiais produzidos no refino são aquecidos, elevando a maleabilidade das peças transformando os semi-acabados, lingotes e blocos em diversos produtos siderúrgicos.

 

 

Conheça o Grupo Jefer

Toda a trajetória do Grupo Jefer é marcada pela garra, princípios e parcerias que segue rendendo muito sucesso e conquistas.

Fique por dentro das novidades da empresa e do segmento do aço no Brasil aqui no nosso blog. Aproveite para nos acompanhar no Instagram e LinkedIn!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe!

Fonte da matéria | Exame – https://exame.com/economia/os-10-maiores-produtores-de-aco-do-mundo/

Fonte do conteúdo –

https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/7210/2/Siderurgia_P.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *